Os Arcanos Menores formam o grupo de 56 cartas do Tarot que representam vida prática, o cotidiano material, as ideias e os sentimentos


Estes arcanos se dividem em 4 naipes: Ouros, Copas, Espadas e Paus. 


Cada grupo de cada naipe possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval: Pajem (ou Princesa), Cavaleiro (ou Príncipe), Rainha e Rei.

 

Esses Arcanos são os que mais geram dúvidas em leigos e estudantes de Tarot, e para entendê-los é necessário se familiarizar com sua simbologia que uma como base a teoria dos quatro elementos da natureza, onde é determinado o nível de atuação deles. Cada naipe corresponde e traz em sua estrutura visual os objetos e as referências ligados a cada um dos elementos. Veja:


Naipe de Paus: O naipe de Paus é o que representa o plano espiritual e motivacional e simboliza as atitudes e os ideais honrados e os empreendimentos favoráveis. Esse naipe alerta para o direcionamento de muita energia a uma única questão, o que pode acabar sendo uma atitude exagerada e obsessiva. Declara a necessidade de sabermos dosar nossas atitudes, cairmos na realidade e sermos mais serenos.


Naipe de Espadas: O naipe Espadas significa que tudo dependerá da boa reflexão das coisas e das intenções, que devem ser claras o suficiente. É um naipe que reforça a necessidade de ser o mais objetivo possível, tentando não deixar o emocional de lado.


Naipe de Copas: É o naipe que ilustra o plano das emoções, da alma, dos desejos e daquilo que aspiramos o tempo todo. Copas representa sua capacidade de amar e expressar afeto quando lhe é devido ou desejado. 


Naipe de Ouros: Esse é o naipe que ilustra o plano das posses, da matéria, das construções e daquilo que possuímos ou desejamos obter. Nele está expressa a objetividade que devemos manter para alcançar algum posto ou tornar palpável alguma ideia.