Não há como responder "quando" ou "onde" surgiu a Astrologia. Não houve uma descoberta repentina. Podemos dizer que foi um processo gradual de realização de estudos sobre a relação do céu com a vida humana, estudos estes realizados por vários povos há mais de três mil anos.


Uma prova disso é que registros de seus estudos podem ser encontrados em ruínas de quase todas as civilizações antigas, desde a Grécia à Babilônia, da China até Roma.

 

Esses estudos relacionando as modificações do céu e seus efeitos na vida humana foram se desenvolvendo e permitindo, inclusive, a determinação das estações do ano. A partir do século XX, a Astrologia ganhou novas perspectivas, aliando-se à Psicologia. Este seu aprimoramento permitiu a criação de análises cada vez mais direcionadas ao nosso cotidiano, sem perder a sua essência.

 

A Astrologia, conforme praticada hoje no Ocidente, é a reunião de várias correntes astrológicas variadas, como a árabe, a mesopotâmica etc. Há até elementos da Astrologia Hindu que pouco a pouco foram incorporados ao que chamamos atualmente de "Astrologia" ocidental.