Aspecto

 

Aspecto é o ângulo que os planetas fazem entre si, quando estão posicionados em um determinado número de graus de distância. No Mapa Astral, os aspectos dizem respeito à maneira como os planetas desempenham seus papéis. Quando dois ou mais astros fazem um aspecto planetário, suas energias e funções agem em conjunto, determinadas pelo significado do ângulo que os une.


Quais os tipos de aspectos existentes?

Os aspectos podem ser harmônicos ou desarmônicos. No Mapa Astral serão estudados os ângulos chamados principais ou pitagóricos. Os aspectos a seguir ocorrem entre planetas, com distância de um determinado número de graus entre si.

Trígono (120 graus) e Sextil (60 graus) – mostram um intercâmbio entre os planetas, harmonizando o mapa.

Quadratura (90 graus) e Oposição (180 graus) – mostram um contato intenso entre dois planetas que gera dificuldades, mas também a necessidade de ação e decisão.

Conjunções (de 0 a 10 graus ou 12 graus, se o astro envolvido for o Sol ou a Lua) – revelam união, uma espécie de “casamento” entre dois planetas. As conjunções podem ser suaves ou intensas, dependendo dos planetas envolvidos.


Como posso acompanhar os aspectos astrológicos?

Levando em consideração que os aspectos podem ser positivos ou negativos, dependendo dos planetas envolvidos, é necessário observar o seu Mapa Astral para avaliar as tendências planetárias. É importante ter em mente que independente do ângulo formado entre os planetas, os aspectos são uma grande oportunidade de crescimento pessoal. A interpretação dos aspectos serve para identificar e desenvolver ainda mais as características positivas e amenizar os momentos difícieis.

Para acompanhar o movimento dos planetas e a interação entre eles, confira o Horóscopo Personalizado gratuito do Personare, que é feito com base no seu Mapa Astral nascimento.