Fenômeno celeste bastante comum, que ocorre periodicamente com os planetas do sistema solar. Em seu movimento celeste (considerando-se o olhar do observador aqui na Terra), o astro parece caminhar para trás. Trata-se, porém, de um "andar para trás" aparente. Imagine que você está num trem e há outro trem ao seu lado. O trem no qual você se encontra se põe a andar mais rápido, de modo que o trem vizinho parece andar para trás. Esta é uma forma simples de compreender a retrogradação, tecnicamente falando.

Quando um planeta retrograda é importante ter uma atenção redobrada no que diz respeito às funções que ele representa. Por exemplo: Marte, para a astrologia, é o planeta que representa a ação, a atividade. Em estado retrógrado, a sugestão é que coisas importantes não sejam iniciadas no período em que o fenômeno estiver ocorrendo.

Com a retrogradação, é possível que alguns pontos do seu Horóscopo Personare se repitam, dando a impressão de que algo está errado no sistema do site. Mas não há nada incorreto, essa repetição das previsões fornecidas pelo Horóscopo ocorre justamente por conta do fenômeno da retrogradação, que faz com que alguns planetas voltem para as posições anteriores.

Qualquer astro retrograda, exceto o Sol e a Lua.