Cada signo é o resultado da interação da Terra com um planeta, sendo, portanto, um ângulo da Terra em relação a cada astro. Em número de doze (Áries, Touro, Gêmeos, etc.), os signos oferecem uma base descritiva da identidade e comportamento das pessoas. O signo solar é aquele que todo mundo conhece: o resultado da interação de nosso planeta com o astro-rei, o Sol. Temos também outros signos: o signo lunar, o de Mercúrio, e assim por diante. Cada um destes signos planetários será estudado em seu Mapa Astral Personare.

Signos não são constelações. O fato de algumas constelações estelares levarem o mesmo nome de signos do zodíaco é apenas uma homenagem que os antigos fizeram. Afinal, há mais constelações do que signos do zodíaco.

* Eclípitica terrestre - A eclíptica é definida como a circunferência imaginária correspondente à trajetória (saiba mais na wikipedia) aparente do Sol na esfera celeste (veja mais na wikipedia). O eixo da eclíptica é uma reta perpendicular à eclíptica e passa pelo centro da Terra.